Horário de Atendimento
 07h:40 min às 11h:40min
 13h:30 min às 17h:30min

Contato
Telefone: (44) 3011-8995
e-mail:     unati@uem.br

 

 

Localização
Universidade Estadual de Maringá
Bloco - 123 (ao lado da Reitoria)
Em frente a Avenida Colombo

Inscrição
Pessoas com idade igual ou
superior  a 60 anos.
Na secretaria da UNATI

Página Principal

II Simpósio Internacional de Gerontologia

 

I – Apresentação
O evento, uma realização da Universidade Aberta à Terceira Idade e do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, tem como objetivos divulgar resultados de estudos, pesquisas e experiências no campo da gerontologia, provocar e ampliar a reflexão sobre questões relacionadas ao envelhecimento e estimular a produção de trabalhos científicos.
Além de integrar pessoas de diferentes universidades e instituições sociais e políticas responsáveis por ações educacionais, que incidem na formação dos idosos, em um processo de atualização, empoderamento, conscientização, reconhecimento e aquisição de novos papéis sociais.


II – Local do Evento
Anfiteatro do bloco I-12
Universidade Estadual de Maringá – Av. Colombo, 5790 – CEP: 87020-900
Telefone para informações: (44)3011-8995 / (44)3011-5096


III – Programação (Pode sofrer ajustes)
04/10 - Noite
19h – Credenciamento
20h – Abertura
21h – Palestra: Novos saberes sobre envelhecimento: mudando atitudes, expandindo possibilidades
Prof. Dr. Regis Duprat - Universidade de São Paulo (USP)

05/10 - Manhã
8h – Palestra: Estado de Arte do Envelhecimento em Portugal.
Enf. Maria Clara Ferreira da Graça Lopes – Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, Coimbra-Portugal
Intervalo
10h – Mesa redonda: Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos: deveres do Estado e meios de proteção.
Dra. Stella Maris Santanna Ferreira Pinheiro - Promotora de Justiça da 14o Promotoria do idoso
Ederlei Ribeiro Alkamin - Secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social (SASC)
Santo Batista de Aquino- Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI)

05/10 - Tarde: Mini-Cursos
14h às 15h40min - Mini Curso 1: Origami – arte em papel
Prof. Kiyomi Kimura Fugi (bloco 25-02)
14h às 16h -Mini Curso 2: Meditação e Qualidade de Vida na Terceira Idade
Profa.  Maria de Jesus Cano Miranda (sala de reunião do CTC, bloco C-67, térreo)
14h às 16h - Mini Curso 3: A Magia da Fotografia no dia a dia
Prof. Celso Ikedo (Anfiteatro do C67)
14h às 16h - Mini Curso 4: Memória e Vida: um olhar da psicologia sob o envelhecimento humano
Profa. Daniela Cristina Grégio D”Arce Mota (bloco E46, 05)
14h às 16h - Mini Curso 5: Brinquedos e Brincadeiras
Profa. Sandra Regina Cassol (bloco E46, 07)
14h às 16h - Mini curso 6: Atividade Física para Idosos
Profa. Telma Adriana Pacifico Martineli ( sala de dança da DCU, bloco A-34)
13h30min às 15h30min - Mini curso 7: Práticas musicais e a saúde na terceira idade
Prof. Paulo Lopes (bloco A-34, sala do coral)

06/10 - Manhã
8h – Palestra: O papel das universidades no processo de envelhecimento populacional: ações educacionais para idosos e formação de profissionais
Prof. Dr. Vitor Last Pintarelli – Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sessão Paraná (SBGG-PR)
Intervalo
10h – Mesa redonda: A vivência do processo de envelhecimento por idosos octagenários
Mediador: A definir.
Idosos da Unati com 80 anos ou mais.
11h30 – Relato de experiência: Reabilitar em Cuidados de Saúde Primários: Envelhecimento ativo uma experiência da Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos
Enf. Maria Clara Ferreira da Graça Lopes – Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, Coimbra-Portugal

06/10 - Tarde
13h30min. às 17h30min. – Comunicações de trabalhos científicos
Ensalamento à definir.


IV- Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo site: www.uem.br/unati
Prazo das inscrições: de 15/08/2017 a 15/09/2017

Valor para - Acadêmico             R$ 100,00
Valor para Não-Acadêmico      R$ 150,00


V – Formatação do resumo e apresentação do trabalho
1. Modalidades de trabalhos científicos:
Serão aceitas submissões de trabalhos científicos que tenham foco no envelhecimento e que tratem de resultados parciais ou finais de pesquisas científicas ou relatos de experiências. Não serão aceitos trabalhos originados de projetos não iniciados.

2. Prazo para submissão de trabalhos científicos:
Os trabalhos científicos deverão ser submetidos até 31/08/2017. Para submeter o trabalho, o autor principal deverá estar inscrito no evento. Caso o trabalho não seja aceito para apresentação, o valor da inscrição no evento não será devolvido.

3. Temáticas dos trabalhos científicos:
O trabalho a ser submetido deverá estar relacionado a uma das áreas temáticas:
    2.1. Envelhecimento: demografia e epidemiologia
    2.2. Envelhecimento: aspectos bio-psico-sociais
    2.3. Envelhecimento: questões assistenciais
    2.4. Envelhecimento: aspectos jurídicos
    2.5. Envelhecimento: formação profissional

4. Autoria e coautoria:
Cada trabalho científico poderá ter seis autores: sendo um autor principal (o que estiver inscrito no evento e que será o apresentador do trabalho) e até cinco coautores. Cada inscrito no evento pode inscrever 01 (hum) trabalho científico.

5. Estrutura e Formatação do trabalho científico:
O trabalho científico deverá ser redigido no formato de resumo expandido, contendo de 3 a 5 laudas, digitado em papel A4, margens com 2,5 cm, no template disponível no fim desse documento.  
Deverá estar estruturado com os seguintes elementos: título, autoria e coautoria, resumo, palavras-chave, área temática, introdução, objetivo(s), materiais e método, resultados e discussão, conclusão e considerações finais, referências.
Título do trabalho: Deverá ser redigido em letras maiúsculas, fonte Time New Roman tamanho 12, em negrito, centralizado, com no máximo 20 palavras.
Autoria/Coautoria: Deverá ser redigida abaixo do título, em letras maiúsculas e minúsculas, sem abreviações, fonte Time New Roman tamanho 12, sem negrito e sem itálico, alinhado à direita. O autor principal será o primeiro autor seguido do(s) coautor(es). As informações sobre os autores (titulação, vínculo institucional e e-mail para contato) são obrigatórias e deverão estar logo abaixo de cada nome, seguindo a mesma formatação.
Subtítulos: os subtítulos ‘resumo, palavras-chave, área temática, introdução, objetivo(s), materiais e método, resultados e discussão, conclusão e considerações finais, referências’ deverão estar redigidos em letras maiúsculas, fonte Time New Roman tamanho 12, em negrito, com alinhamento à esquerda.
Resumo: deverá ser redigido em parágrafo único, em letra Times New Roman tamanho 12, espaço simples entre linhas, texto com alinhamento justificado.
Palavras-chave: listar até três, separadas por ponto e vírgula, em letra Times New Roman tamanho 12, maiúscula e minúscula, sem negrito, sem itálico e sem sublinhado.
Área temática: Informar a qual área temática do evento o trabalho está relacionado. No caso de estar relacionado a mais de uma área, informar aquela ao qual mais se enquadra. Essa informação será utilizada pela comissão científica para direcionar o trabalho aos consultores ad hoc.
O texto da introdução, objetivo(s), materiais e método, resultados e discussão, conclusão e considerações finais deverá estar digitado com letra Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 cm entre linhas, com alinhamento justificado. Não incluir figuras (imagens, tabelas e/ou quadros). As citações diretas e indiretas deverão seguir as normas da ABNT.
Referências: Serão admitidas, no máximo, 10 referências. Deverão ser digitadas seguindo normas da ABNT.

6. Envio dos trabalhos científicos:
Os trabalhos científicos deverão ser enviados pelo autor principal (o que estiver inscrito no evento e que será o apresentador do trabalho) para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Junto ao envio do trabalho encaminhar, em arquivo separado, uma cópia digitalizada do comprovante de pagamento da inscrição.

7. Avaliação dos trabalhos enviados:
Os trabalhos científicos serão avaliados pela comissão científica do evento e seu aceite ou recusa para apresentação no evento serão comunicados por e-mail. Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento.

8. Apresentação dos trabalhos científicos:
Os trabalhos científicos aceitos serão apresentados em sessões de comunicação oral. O apresentador deverá permanecer na sessão até que todas as apresentações sejam finalizadas. As apresentações deverão ser preparadas em slides do power point e o apresentador terá o tempo máximo de 10 minutos para sua exposição.
O evento disponibilizará os equipamentos necessários para a projeção dos trabalhos e não será permitido o uso de equipamentos particulares. As informações sobre o ensalamento e cronograma das apresentações dos trabalhos científicos estarão disponíveis no site do evento a partir de 22/09/2017. Os arquivos com as apresentações deverão ser entregues ao coordenador da sessão, trinta minutos antes do seu início. Levar o arquivo em versões em word 93 e pdf.

9. Certificação e Publicação dos Trabalhos Científicos:
Somente o apresentador do trabalho científico receberá o certificado de apresentação que será disponibilizado on-line no site do evento. No certificado constará o título e autoria/coautoria do trabalho apresentado. Ficará sob a responsabilidade do primeiro autor a reprodução do certificado e sua entrega aos coautores. A comissão organizadora não disponibilizará, em hipótese alguma, outra forma de certificação. Os trabalhos aceitos para apresentação serão publicados nos Anais do Evento.

Manual de Prevencao de Acidentes da Pessoa Idosa

By Paulo Roberto - DDP/UEM